Pages

domingo, 24 de outubro de 2010

Turistas nos barzinhos de Santa Cruz

Em outubro, aqui em Santa Cruz, é o mês em que mais há turistas pela cidade. Tem Oktoberfest, tem Stock Car, tem Oktobermoto, e daqui há pouco já vem o ENART por aí. E no dia-a-dia eu não sinto nada de diferente aqui a não ser vendo gente tirar fotos no túnel verde e na Catedral, carros com placas de outras cidades... Mas nos finais de semana eu toco em barzinhos. E é aí que eu sinto a diferença.


Não tem como não notar a diferença na plateia, principalmente no quesito educação e valorização da cultura. Neste findi tive a oportunidade de tocar na Sunset na sexta e no Quiosque no sábado. Não vou dizer que eles bateram palmas em todas as músicas. Não, não foi pra tanto. Mas o olhar atento, a ida ao banheiro com um sorriso seguido de um comentário positivo sobre a música (sim, eu não sei porque, mas em todos os lugares que eu toco, o palco sempre fica perto dos banheiros). Acho que nunca vi o Quiosque tão movimentado. E as mesas continuaram ocupadas quase até o fim da apresentação. Se foi por causa da música, não posso afirmar. Até porque dono de bar não gosta que clientes fiquem ocupando a mesa durante muito tempo. Eles dizem que o restaurante/bar tem que ter giro. E a música, segundo eles, atrapalha porque as pessoas continuam na mesa, sem consumir, só pra assistir a música ao vivo.


Enfim, pensamentos hipócritas à parte, ontem eu pude sentir a hospitalidade dos turistas. Sim, acho que este termo serve mais para a cidade que recebe os turistas. Mas ontem foi justamente o contrário: eu me senti acolhida pelos turistas. E não há nada como um bom sorriso e uma apresentação inicial falando e olhando no olhos de cada cliente, que não conquiste e dê abertura pra eles chegarem até a gente e darem a sua opinião quando passarem pra ir no banheiro...


Dífícil ver o mesmo acontecendo quando não há eventos turísticos naquele dia. Afinal, santo de casa não faz milagre, já dizia minha vó que eu nem conheci. Gente daqui não valoriza quem é daqui, isto é fato. As pessoas pensam que o músico local está aqui porque não tem capacidade e talento suficiente pra sair da cidade. Os motivos que me levam a estar em Santa Cruz ainda eu nem sei bem dizer quais são. Mas tenho certeza que muitos artistas locais estão aqui por opção. Estar solteiro não dizem que pode ser uma opção? Porque músico talentoso não pode continuar na sua cidade de origem e as pessoas pensarem que isso também é uma opção?


Valorize quem é daqui!!! Porque quem ainda está aqui é porque valoriza e gosta de morar nesta cidade que recebe diversos turistas - aqueles mesmos que acolhem e valorizam quem é daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário