Pages

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Você é você, seja onde for

Faz horas que queria falar o que refleti sobre essa campanha que está sendo divulgada pelo jornal local Gazeta do Sul sobre a violência e a irresponsabilidade no trânsito. Resumindo, a campanha diz que "fulano" é um no trabalho, no trânsito é outro, mas no fundo ele é o mesmo sujeito, independente do lugar.


Eu acredito sim que somos um só, único, independente de onde estivermos: seja no trabalho, no trânsito, em casa, na balada. Não deixo de ser a Lívia. Mas eu sou várias em uma só. E uma só em vários lugares. Sou diferente no trabalho do que sou em casa, porque sei que tem coisas que não posso me dar ao luxo de fazer no ambiente de trabalho.

Eu sou a Lívia professora da música, sou a Lívia da Lívia e Dilson que canta nos bares, sou a Lívia que dança no Jef's e na Unisc, sou a Lívia que era da Comunicação Social da Unisc, sou a Lívia que estuda no Yazigi, sou a Lívia dona de casa... mas em todas, no fundo no fundo, eu sou a mesma Lívia. E tenho consciência de que todas minhas atitudes e meu comportamento vão formar a impressão que as outras pessoas têm de mim. Mostrarei minha personalidade e isso valerá em qualquer lugar que eu esteja. Mesmo eu agindo e me sentindo diferente em alguns locais.

Cidade pequena é bem mais difícil porque as pessoas te vêem muito mais. A gente vive em um verdadeiro Big Brother na verdade. No momento em que tu pôe o pé pra fora de casa você já está sendo vigiado, cuidado, analisado, e o pior de todos, julgado por todos os erros e falhas que cometer. E a gente é humano. Erra, acerta, e tem que conviver com as consequências dessas atitudes pra sempre, constantemente.

Não importa o que você faça, se é bom, se é ruim. Tudo será julgado. E o mundo é cruel quando o assunto é falar dos outros. Temos que estar preparados pra todos os tipos de críticas, temos que estar cientes de que tudo que falarmos e fizermos está servindo de base para as pessoas pensarem ao nosso respeito. Em tempos de internet, com todo mundo postando tudo o que vem pela mente, é bom tomarmos cuidado com o que divulgamos. Quem você menos imagina está lendo e te observando. E quando menos se espera um pequeno deslize pode ter consequências maiores.

Esse vídeo que está rolando no Facebook, do pai que atirou no laptop da filha porque ela falou mal dos pais nas redes sociais, mostra bem o quanto se deve cuidar com o que se posta por aí. Roupa suja, meu bem, se lava em casa. Se quer falar mal do pai ou do namorado, fala pra ele, não sai divulgando pro mundo. Expor ideias aqui na rede é estar aberto para todo tipo de julgamento. E como todo mundo adora uma polêmica, o que você deve avaliar é até que ponto vale se expor dessa maneira e quem você está envolvendo na situação. E não se esqueça: você é você... na internet ou na vida real, tudo que fizer faz parte do que você é como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário